FirePro é a marca registrada da nossa empresa - uma marca que é sinônimo de tecnologias de extinção de incêndios ecológicas. Nós projetamos e fabricamos sistemas de supressão de incêndio que incorporam nosso composto sólido formador de aerossol condensado (FPC) para extinção de incêndio.
O composto sólido FPC, desenvolvido após muitos anos de Pesquisa e Desenvolvimento, utiliza sais de potássio que não agridem o meio ambiente.
Um aerossol é um meio de duas fases que consiste em partículas sólidas ou líquidas suspensas em um gás.
O aerossol condensado FirePro é um meio de supressão de incêndio, cujo agente ativo consiste em partículas finas de carbonato de potássio (menores que 10 micrômetros) suspensas em uma mistura de gases. A pluma de aerossol é gerada pelo início da reação exotérmica do FPC, que está na forma sólida e tem características de formação de aerossol.
A tecnologia de combate a incêndios com aerossol condensado ganhou reconhecimento crescente como uma alternativa ao halon após o Protocolo de Montreal, que exigiu a redução gradual da produção e do consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio
O FPC é o composto sólido patenteado que está contido nos geradores de aerossol condensado FirePro. Uma vez ativado, o FPC passará por uma reação química que, em poucos segundos, produz o FirePro, um aerossol condensado supressor de incêndio que consiste em compostos de potássio K2CO3 suspensos em uma mistura de H2O, N2, CO2 e outros gases em pequenas quantidades. O FPC, juntamente com o restante dos componentes de um gerador FirePro, tem uma vida útil certificada de 15 anos. Ele não contém HFCs, HCFCs, CFCs ou substâncias PFAS.
Um gerador FirePro é uma unidade de sistema de supressão de incêndio não pressurizada e pré-projetada. Em seu interior, há uma certa quantidade de composto FPC que, uma vez ativado, criará e descarregará o meio de supressão de incêndio por aerossol condensado. O processo de ativação envolve um sinal elétrico transferido de uma fonte de alimentação para o ativador elétrico do gerador ou uma entrada de calor na porta térmica do gerador por um atuador térmico de bulbo FirePro. Os geradores FirePro são certificados, aprovados e listados globalmente e podem ser combinados com quase todos os equipamentos de detecção, controle e monitoramento de incêndio disponíveis para formar sistemas completos de supressão de incêndio.
Os geradores de supressão de incêndio FirePro têm uma longa lista de certificados, listagens e aprovações da UL, ULC, BSI, LPCB, VDS, KIWA, ACTIVFIRE, KFI, Global-Mark, BV, ABS, RINA, CRS, MCA e outros. Eles confirmam a conformidade com os padrões nacionais e internacionais, como NFPA 2010, UL 2775, EN 15276, ISO 15779, BRL-K23001, LPS 1656 e IMO MSC/Circ 1270 e MGN280. Além disso, os sistemas FirePro são aprovados por várias autoridades locais com jurisdição (AHJ) e autoridades marítimas nacionais em todo o mundo.
FirePro é certificado para riscos de incêndio de classe A (sólidos - combustíveis comuns), B (líquidos inflamáveis), C (gases inflamáveis) e F (óleos e gorduras de cozinha) de acordo com a EN2 (UE) e riscos de incêndio de classe A (sólidos - combustíveis comuns), B (líquidos e gases inflamáveis) e C (elétricos) de acordo com a NFPA 10 (EUA).
Ao contrário de outros meios que extinguem o fogo por absorção de calor ou redução de oxigênio, o aerossol FirePro o faz inibindo a reação química em cadeia da combustão. As partículas de carbonato de potássio (K2CO3), que o aerossol FirePro contém, interagem com os radicais livres do fogo (O, H e OH) formando ligações estáveis e extinguindo o fogo de maneira extremamente eficaz e eficiente sem esgotar significativamente o oxigênio.
Os sistemas de aerossol condensado fixo FirePro estão disponíveis em duas configurações principais:
Proteção contra incêndio in-cabinet A proteção interna contra incêndio de pequenos compartimentos, como painéis elétricos, é uma maneira prática e econômica de reduzir os riscos de incêndio, apagando o fogo na fonte. Os sistemas FirePro autônomos e configurados são a solução ideal para essas aplicações. Eles oferecem uma solução certificada e confiável para incêndios de Classe A, B e C, são compactos, leves, fáceis de instalar e manter e têm baixo custo de propriedade.
Proteção contra incêndio por inundação de salas Como o nome sugere, com esse conceito, o meio de supressão é descarregado em todo o espaço protegido para suprimir um incêndio em qualquer lugar do ambiente. Um sistema de inundação de ambiente FirePro consiste em um ou mais geradores FirePro que fornecerão a quantidade necessária de aerossol. Os geradores são conectados a um painel de controle e monitoramento que também está ligado a duas zonas de detecção e notificação de incêndio e a dispositivos de alarme. O painel de controle fornece sinais a outros equipamentos na sala para executar ações como o fechamento de portas e o desligamento de sistemas de tratamento de ar. Ele também se comunica com o BMS e com o sistema geral de alarme de incêndio da instalação. Os sistemas FirePro são projetados, instalados, comissionados e mantidos de acordo com os requisitos da norma aplicável e da Autoridade com Jurisdição (AHJ).
O FirePro é adequado para aplicações marítimas em embarcações regulamentadas pela IMO/SOLAS, em barcos fluviais, embarcações costeiras, como iates de lazer, barcos de pesca, barcos de patrulha, bem como estruturas offshore, como plataformas de petróleo. Os geradores e sistemas FirePro são aprovados por sociedades internacionais de classificação, como BV, ABS, RINA, CRS, e possuem um certificado da Diretiva de Equipamentos Marítimos da UE (MED) e dos Regulamentos de Equipamentos Marítimos da Marinha Mercante do Reino Unido (MER). Eles também são aprovados por várias autoridades marítimas locais, como a MCA do Reino Unido.
O FirePro é amplamente utilizado para proteger áreas técnicas em veículos ferroviários. Isso inclui a locomotiva, os reversores, os conversores de tração e outros compartimentos com equipamentos mecânicos e elétricos.
Sim, é verdade. Sob a supervisão de laboratórios credenciados e de fabricantes de baterias de íons de lítio de destaque mundial, a FirePro realizou cerca de 100 testes desde 2016. Os testes envolveram baterias de química, construção, estado de carga e disposição diferentes e várias formas de induzir o descontrole térmico. Os resultados confirmam a eficácia da tecnologia e dos sistemas da FirePro e sua capacidade de apagar as chamas, reduzir significativamente a temperatura, reduzir a propagação da fuga térmica e neutralizar gases inflamáveis e explosivos.
Não necessariamente. Embora os sistemas FirePro sejam certificados, aprovados e listados como inundação total, as normas que os regulamentam (como NFPA 2010, ISO15779 e EN 15276) não exigem um compartimento hermético nem um teste de integridade do compartimento/teste de ventilador de porta. Uma inspeção visual para confirmar que a proporção de aberturas em relação ao volume do compartimento está dentro dos parâmetros testados pelo fabricante é adequada. Os sistemas FirePro foram aprovados em testes conduzidos por órgãos credenciados (KIWA) de acordo com protocolos internacionalmente aceitos (ISO 15779 e EN15276), confirmando o desempenho do sistema e o tempo de espera em salas com aberturas limitadas. Para salas com maior relação área/volume de aberturas, a FirePro tem uma diretriz de compensação de vazamento que é respaldada por testes. A diretriz envolve descargas secundárias de aerossol e métodos de redução dos tamanhos das aberturas..
O risco potencial à saúde do aerossol FirePro foi examinado por organizações como a KEMA, a PZH e a EPA dos EUA, e foi considerado dentro dos limites aceitáveis, não apresentando riscos significativos à saúde humana em concentrações padrão de projeto e exposição de curto prazo. Isso é verificado pelos relatórios de teste, bem como pela inclusão do FirePro (aerossol em pó E) na lista SNAP da EPA como um agente adequado para uso em áreas ocupadas e desocupadas.
Além disso, a documentação e a orientação do FirePro recomendam que todas as precauções de segurança sejam implementadas para evitar a exposição humana ao aerossol e aos produtos de combustão e decomposição de um incêndio. Isso inclui alarmes de pré-descarga e interruptores de retardo de tempo, aborto e isolação, bem como sinalização e notificação que permitam que a equipe evacue o espaço protegido em um tempo adequado.
Sim, é verdade. Tanto o aerossol FirePro quanto o composto sólido FPC que se encontra no interior dos geradores não contêm CFCs, HCFCs, HFCs ou substâncias PFAS. O FirePro não tem potencial de destruição da camada de ozônio (ODP=0), não tem potencial de aquecimento global (GWP=0) e tem tempo de vida atmosférico insignificante (ALT=Negligenciável). Ele também está listado na lista SNAP da EPA dos EUA como um agente adequado para uso em áreas normalmente ocupadas e desocupadas. Os geradores FirePro possuem o certificado Green Label após avaliação e auditorias da GEN (Global Eco-labelling Network), que destaca os valores ambientais e a integridade do produto e da empresa. Por fim, o processo de fabricação é certificado não apenas de acordo com a norma ISO 9001:2015, mas também de acordo com a norma de gerenciamento ambiental ISO 14001:2015.
O termo agente limpo refere-se a supressores puramente gasosos. O meio extintor FirePro consiste em minúsculas partículas sólidas suspensas em uma atmosfera gasosa (principalmente nitrogênio, vapor d'água e dióxido de carbono), sendo assim chamado de “aerossol” e não um gás puro. Devido ao seu tamanho, que não excede 10 micrômetros, e à sua densidade, as partículas têm uma taxa de assentamento muito baixa e permanecem em suspensão por um longo período.
A remoção das partículas logo após a descarga é relativamente fácil e pode ser facilitada pela ventilação. A maioria das partículas depositadas também pode ser removida nos estágios iniciais com o uso de aspiradores de pó. Como as partículas são higroscópicas por natureza, elas tendem a absorver umidade com o passar do tempo e grudar nas superfícies, tornando a limpeza mais difícil. No entanto, a limpeza é possível com produtos de limpeza comuns à base de água. De qualquer forma, recomenda-se uma limpeza completa do espaço após um incêndio para remover os produtos de combustão e decomposição potencialmente prejudiciais do incêndio, bem como a sujeira pré-existente na instalação que poderia ser levada pelo fogo e pelo supressor.
Não. O gerador FirePro não é um vaso de pressão. Ele não contém líquido ou gás e, portanto, não é pressurizado e não requer nenhum teste de pressão hidrostática ou outros procedimentos caros de manutenção periódica.
Os geradores FirePro têm pelo menos 15 anos de vida útil, o que é confirmado por órgãos credenciados e autoridades de listagem, como UL, KIWA, LPCB e VdS.
Sim, os geradores FirePro são cobertos por uma garantia de 3 anos para estarem livres de defeitos de materiais ou de fabricação. Eles também são cobertos por uma garantia de 5 anos para serem funcionais.