Índice
A Perenco é uma empresa europeia de petróleo e gás com atividades de exploração e produção em 16 países em todo o mundo. Ela está envolvida em operações onshore e offshore com uma produção diária de aproximadamente 250.000 barris de petróleo. A Perenco possui 50% e opera os campos de gás condensado El Franig, Baguel e Tarfa no sul da Tunísia.
Os incidentes que envolvem incêndios induzidos eletricamente apresentam uma ampla variedade de perigos e riscos para o pessoal de incêndio e resgate. Os defeitos em sistemas elétricos, dispositivos e equipamentos elétricos, juntamente com erro humano, são as principais causas de incêndio. O isolamento defeituoso/desfiado ao redor de cabos e equipamentos elétricos representa potencialmente um alto risco de incêndio. A proteção contra incêndio em salas de equipamentos elétricos é, portanto, de particular importância.
Projetar, fornecer, instalar, comissionar e manter um sistema de supressão de incêndio ativo fixo de detecção de incêndio e de reação rápida para duas salas de equipamentos elétricos localizadas nos campos de gás condensado El Franig e Tarfa no sul da Tunísia. O sistema deve ser capaz de fornecer uma resposta rápida, confiável e eficiente para lidar com um cenário de incêndio que pode ser altamente disruptivo para as operações de campo. O sistema de extinção deve ser projetado de acordo com diretrizes, regras e padrões reconhecidos internacionalmente (ou seja, NFPA 2010). Apenas os sistemas aprovados seriam utilizados.
Os sistemas FirePro são de confiabilidade comprovada e exigem pouca manutenção quando comparados a outros sistemas de supressão de incêndio. Os geradores modulares e pré-projetados do FirePro protegem projetos convencionais e especialmente projetados em conformidade com padrões internacionais e regulamentos operacionais, tais como a ISO 15779, NFPA 2010, UL 2775 e EN 15276. Notavelmente, o aerossol condensado FirePro é aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA para uso em áreas normalmente ocupadas. Conclusivamente, os sistemas FirePro reduzem os riscos ao pessoal e previnem perdas financeiras devido a tempos de inatividade.
Os sistemas FirePro foram instalados em ambas as plantas para proteger equipamentos elétricos e oferecer tranquilidade em casos de incidentes de incêndio. Sem necessidade de tubulação nem cilindros pressurizados, os sistemas foram rapidamente instalados e atualmente estão protegendo equipamentos críticos sem representar uma ameaça aos operadores ou ao meio ambiente.