INum incêndio típico existe uma reação intensa entre átomos e fragmentos de radicais livres instáveis na presença de oxigênio. Esse processo continua até que o combustível em chamas seja consumido. O FirePro suprime o fogo predominantemente ao inibir, em nível molecular, a reação química em cadeia da combustão.
Na ativação do gerador de aerossol condensado FirePro, o composto FPC é transformado em um aerossol condensado de supressão de incêndio de expansão rápida, consistindo principalmente de sal de potássio K2 CO3 (agente ativo), H2O (vapor) (vapor), N2 (gás inerte) e outros gases transportadores em quantidades mínimas.
As partículas sólidas de sais de potássio, cujo tamanho é de alguns mícrons, ficam suspensas em uma proporção de uma mistura de gases, formando um meio que se comporta como um gás com propriedades de inundação total. Isso aumenta a eficiência, o que resulta em uma menor quantidade de agente de supressão de incêndio requerida.
Quando o aerossol condensado atinge a chama e reage com esta, formam-se radicais de potássio (K*) resultantes principalmente da dissociação de K2 CO3. Os radicais K* ligam-se a outros radicais livres da chama (hidroxilos – OH-) originando produtos estáveis como o KOH. Essa ação suprime o incêndio sem reduzir significativamente o oxigênio do ambiente. O KOH reage ainda na presença de CO2, dando origem a K2 CO3.
As partículas sólidas de carbonato de potássio (K2 CO3) possuem um diâmetro inferior a cinco mícrons e permanecem suspensas na área protegida. Os tempos de espera determinados pelos padrões são frequentemente excedidos, impedindo a reignição do fogo.