A maioria dos incidentes de incêndio em praças de máquinas marítimas é causada por vazamentos de óleo, resultantes de um mal funcionamento do sistema. Ao entrar em contato com peças e superfícies quentes do motor, os óleos inflamáveis podem pegar fogo, causando um incêndio.
O isolamento inadequado em praças de máquinas marítimas representa um risco de incêndio, permitindo que o calor intenso do motor atinja materiais inflamáveis, podendo causar combustão espontânea. O calor excessivo também pode degradar equipamentos e fiação, levando a falhas elétricas e faíscas que podem desencadear incêndios.
O mau funcionamento elétrico em motores marítimos representa um risco de incêndio, causando condições como curtos-circuitos ou superaquecimento. Estes podem gerar faíscas ou aumentar a temperatura ambiente, inflamando substâncias inflamáveis. O superaquecimento também pode degradar o isolamento dos fios, levando a arcos elétricos que podem desencadear incêndios.
A manutenção inadequada em praças de máquinas marítimas pode levar a um maior risco de incêndio. A manutenção negligenciada pode resultar em vazamentos de óleo, mau funcionamento do sistema de combustível, problemas elétricos e superaquecimento - todos os quais podem se tornar fontes de ignição. Além disso, inspeções e manutenções de rotina são essenciais para garantir que os sistemas de combate a incêndios estejam funcionando corretamente.