Índice
A Eurostar é o serviço ferroviário de alta velocidade que liga diretamente a Grã-Bretanha à Europa continental através do Túnel do Canal da Mancha. Ela começou a operar em 1994, fornecendo serviços de centro a centro de cidade. O serviço é operado por 27 trens de dezoito vagões Classe 373/1 que circulam a até 300 quilômetros por hora em uma rede de linhas de alta velocidade. A Eurostar é a operadora dominante nas rotas que opera, transportando mais passageiros do que todas as companhias aéreas combinadas.
Os riscos óbvios de incêndio envolvidos em Edifícios de Equipamentos Relocáveis estão principalmente relacionados com falhas elétricas que podem aparecer nos equipamentos elétricos sem, claro, descontar os perigos provenientes de erro humano e quedas de raios. As consequências do incêndio nesses edifícios são descontinuidade do serviço, perigo para os passageiros e perda de equipamentos em uma das ferrovias mais movimentadas da Europa.
Projetar, fornecer, instalar, comissionar e manter um sistema de supressão de incêndio ativo fixo de detecção de incêndio e reação rápida para Edifícios de Equipamentos Relocáveis (REBs). O local de instalação é onde a manutenção é realizada para todos os trens da Eurostar que operam do Reino Unido e foi projetado para acomodar oito vias de serviço. A tarefa era fornecer um sistema de combate a incêndio de resposta rápida, confiável e eficiente para lidar com um cenário de incêndio que pode ser altamente disruptivo para as operações e, consequentemente, colocar os passageiros em perigo.
As quatro salas de Edifícios de Equipamentos Relocáveis estão situadas entre os trilhos com linhas vivas de 11.000 volts passando por cima, levando ao depósito principal onde os trens são atendidos rotineiramente. Como resultado, o acesso é restrito e só pode ser feito a pé, o que apresentou um desafio na instalação do sistema de supressão de incêndio naquele local. A única maneira viável de fazer isso era transportar manualmente todo o equipamento, o que exigia um sistema modular que usasse componentes leves e fáceis de transportar. Mais importante ainda, o sistema de supressão de incêndio tinha que exigir o mínimo de manutenção possível.
Os sistemas FirePro instalados em todos os Edifícios de Equipamentos Relocáveis correspondem às disposições e aos requisitos específicos do projeto. Cada compartimento de bateria possui seu próprio sistema, portanto, se um incêndio for detectado através do cabo térmico linear dentro de um gabinete, apenas o sistema de supressão de incêndio desse gabinete será ativado. Os geradores FirePro foram instalados de tal forma que possam ser facilmente removidos e facilitem a manutenção das baterias.